Home

 

Geographical, statistical, and historical map of Brazil, by J. Finlayson, 1827

O BRASIL SEM O ACRE

Inspirado pela excelente minissérie "Mad Maria" na TV, trago para vocês um mapa que mostra a configuração territorial do Brasil em 1822, ainda sem a anexação do Acre, entre outras curiosidades. Foi por causa desse estado que a ferrovia Madeira-Mamoré foi construída, em Rondônia.

A exploração do comércio da borracha levou muitos brasileiros, principalmente nordestinos, à região do Acre, área que pertencia à Bolívia desde 1867. Eles se recusaram a obedecer às autoridades (que os queriam foram dali), criaram um território independente e exigiram sua anexação ao Brasil (tipo uma invasão do MST, na floresta). Acompanhe:

REPÚBLICA DO ACRE - Em 1899, com apoio do governo do Amazonas, os seringalistas brasileiros criaram a República do Acre, que logo foi extinta pelo exército brasileiro. A região foi devolvida aos bolivianos, e em 1901 a Bolívia arrendou o Acre ao The Bolivian Sindicate of New York City in North America.

ESTADO INDEPENDENTE DO ACRE - Em 1902, os brasileiros instalados no Acre se rebelaram e expulsaram as forças armadas bolivianas. Em 1903, o líder da revolta, José Plácido de Castro e Castro, foi aclamado governador do Estado Independente do Acre. Mas durou pouco.

TERRITÓRIO FEDERAL DO ACRE - Em 17 de novembro de 1903, Brasil e Bolívia assinaram o Tratado de Petrópolis: o Brasil comprou a região por 2 milhões de libras esterlinas, comprometeu-se a construir a estrada de ferro Madeira-Mamoré (olha aí a Mad Maria!) e a indenizar os americanos do Bolivian Syndicate com 110 mil libras esterlinas. No ano seguinte, o Acre foi finalmente incorporado ao Brasil como território federal e, em 1962, elevado à categoria de Estado.

Apesar de ser considerada oficialmente um grande feito, a compra desse estado é muito questionada, principalmente por causa da fortuna que custou ao País. A grande pergunta que se faz é: afinal, pra que o Brasil comprou o Acre?

Celso Serqueira