Negroland and Guinea - Herman Moll, London, 1736

CONHECE A NEGROLÂNDIA?

Se pensou em Bahia ou Rio de Janeiro, errou. A Negrolândia era uma região no centro-oeste da África que foi explorada - está bem, "colonizada" - por europeus e hoje engloba várias nações independentes, entre elas Sudão, Chad, Niger, Nigeria, Camarão, Burkina Faso, Mali, Mauritânia, Senegal, Serra Leone, Guiné-Bissau e Gâmbia. Existe também uma negrolândia mítica, que seria a terra de origem da raça negra, mas isto é outra história.

Veja também que a parte inferior tem a legenda "Guiné", com as seguintes indicações:

- Grain Coast (Costa do Grão, atual Libéria) era chamada assim por causa da abundância de pimenta malagueta. Também era conhecida como "Costa da Pimenta" (Pepper Coast). Ingrediente típico das comidas no norte e oeste da África, a malagueta se tornou popular na Europa durante o século 14. Era comum o tráfego das caravanas de camelos carregados da pimenta cruzando o Deserto do Sahara. Com a chegada de Vasco da Gama à Índia em 1498, a preferência popular dos europeus recaiu sobre a pimenta-do-reino e a malagueta perdeu importância.

- Gold Coast (Costa do Ouro) era o nome dado pelos europeus à atual Gana em decorrência de seus muitos veios de ouro. Foi colônia britânica durante mais de um século e tornou-se independente em 1957.

- Slave Coast (Costa dos Escravos) era o nome do litoral dos atuais Togo, Benin e parte ocidental da Nigéria. No período pré-colonial era uma das áreas de maior população do continente africano, o que facilitava a captura de escravos. Foi um dos mais importantes centros de exportação negreira do Atlântico, desde os anos 1500 até o século 19.

Uma curiosidade em relação ao Sudão (em árabe: Bilad-es-Sudan, "país de negros"), maior nação africana, é que os europeus freqüentemente o confundem com a Negrolândia mostrada em nosso mapa. Para muitos europeus, Sudan, Negroland ou Nigritia refere-se à faixa central da África onde se professa a religião muçulmana. O país está em guerra civil há meio século, período em que a violência e períodos de seca causaram mais de 1,5 milhão de mortes.

TÍTULO COMPLETO

"Negrolândia e Guiné com os protetorados europeus, explicando o que pertencia à Inglaterra, Holanda, Dinamarca etc". 

(Negroland and Guinea with the European Settlements, Explaining what belongs to England, Holland, Denmark, etc)


Celso Serqueira e-mail do autor

   > fechar <

www.serqueira.com.br

© Copyleft 2005 CMS