"Projecto de Edificação da Nova Villa Real da Praia Grande, delineado pelo 

Bel. José Clemente Pereira, primeiro Juiz de Fora da mesma Villa, 

sobre a Planta do Terreno levantada pelo Major A.R.G.C, 1819"

A PRIMEIRA PLANTA URBANA DE NITERÓI

Parte 1 de 2

Este documento refere-se à emancipação política em 1819 do Sítio e Povoação de São Domingos da Praia Grande, que passou a ser Vila Real da Praia Grande. Seria a primeira planta urbana projetada da atual Niterói. 

A elevação de povoado para vila foi conseqüência de uma visita que o rei D. João VI fez à cidade três anos antes, no aniversário dele de 51 anos (13 de Maio de 1816), após ter assinado a carta de lei que transformou o Principado do Brasil em Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Também foi nesse dia que o Brasil ganhou sua primeira bandeira. 

A região de Niterói surgiu no recanto conhecido como Aldeiamento de São Lourenço, que fora dado por Mem de Sá ao índio Araribóia como reconhecimento por sua ajuda no combate aos franceses e aos índios tamoios. A cerimônia de posse das terras, em 1573, foi realizada dentro da tradição medieval européia, que consistia em receber nas mãos um punhado de terra, pedra, areia e ramos verdes. Niterói é a única cidade do Brasil fundada por um índio. 

O juiz José Clemente Pereira desenhou também a planta de um "Passeio Público" em homenagem ao  rei. Este passeio pode ser visto na imagem acima, como um quadradinho na parte central direita e será abordado no próximo artigo.

(continua...)

Celso Serqueira e-mail do autor

   > fechar <

www.serqueira.com.br

© Copyleft 2005 CMS